Makários o Ashrei?

Duas Palavras que tem significados similares porém de duas linguagens diferentes, a primeira (Makários) vem do grego que significa bem-aventurado e a segunda (Ashrei) que vem do hebraico e significa avante.


Vejamos bem o que a Bíblia nos relata:

Mateus 5:1-12
1. E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos.

2. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

3. Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Quando Jesus manifesta estas palavras, claramente nos lembra da importância de buscar e almejar continuamente o mundo espiritual, de não sentir-nos autossuficientes (ricos) como os mestres da Lei, os religiosos de hoje em dia, mais sim necessitados (pobres) como os humildes e simples, assim poderemos ser cheios da graça de nosso Senhor Jesus e consequentemente ser participes do Reino Celestial pois o Espirito Santo se apoderará de nosso ser.

4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Sofrer pela obra do Senhor tem a sua recompensa, já o Apostolo Paulo escreve....Porque quando estou fraco, então é que sou forte... (2 Cor 12:10b). Grande homens de Deus são perseguidos, torturados e até mortos por causa do Evangelho do Senhor Jesus, Muitos choram hoje, mais em breve serão consolados. 
  
5. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
Não existe melhor exemplo que o do nosso Senhor Jesus, manso e humilde em todo momento, assim nos devemos atuar em nosso médio, com mansidão e não com ira. ...e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...(Mt 11:29b) Siga a Jesus e sera herdeiro do melhor desta terra.

6. Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos.
A justiça deste mundo é enganosa, corrupta, procura seus próprios interesses, não é por acaso que o simbolo da justiça é de uma mulher que tem os olhos vendados, ao contrario de nosso Deus que todo vê, escuta e sabe. ...Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. (Jô 34:21) Por isto sabemos que o Senhor é Justiça verdadeira que nunca falha.

7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.
Desde a entrada do pecado na humanidade o homem tem sido cruel e sanguinário (A morte de Abel pelas mãos de seu irmão Caim, etc) mais o Senhor Jesus veio pra ensinar ao homem ter compaixão, piedade e solidariedade com o seu próximo, e aquele que aprender esta virtude será também perdoado ...As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim. (Lm 3:22)

8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.
Aprendamos das crianças, puros de coração, sem maldade, sem soberba, simples e humildes, ansiosos por aprender porque certamente veremos a face de Deus ...Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mt 18:3)

9. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Guerra e mais guerra, tempo de conflito é assim que vivemos neste tempo moderno, mais Jesus ensina que devemos ser pacíficos e não violentos, ensina também ao contrario da lei mosaica ...Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé. (Ex 21:24), perdoar aqueles que nos ofendem, aborrecem, magoam, etc ...Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. (Lc 6:29). Somente assim seremos chamados filhos de Deus.


10. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Os jornais estão cheios de noticias de perseguição a cristãos no mundo, principalmente no Oriente Médio aonde são mortos sem compaixão, centos de missionários são perseguidos por que pregam a Justiça (particularidade do que é justo e correto, ato de dar ou atribuir a cada qual o que por direito lhe pertence) e como servos de Deus sabemos que a nossa Justiça é Jesus e por isso temos direito ao Reino Celestial.


11. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

12. Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Jesus finaliza o Sermão da Montanha com estas palavras, que aquele que segue a Jesus sempre será injuriado, perseguido, enganado, etc e os discípulos sabiam muito bem disto tanto que sofreram muito no primeiro seculo do nascimento da igreja, sofreram tanto que o Apostolo Pedro escreve...Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua gloria vos regozijeis e alegreis. (1 Pe 4:13). 



Entendemos assim que Jesus referiu-se ao segundo significado aonde nós exorta a ir-nos sempre AVANTE!!! sigamos ao Senhor diante de qualquer situação e depois iremos receber o nosso GALARDÃO!!!
LEIA A BÍBLIA